quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

(IVF) Taxas de Sucesso e Riscos:

Taxas de sucesso:
            Num tratamento de FIV, as probabilidades de gravidez por transferência embrionária são, em média, cerca de 27 – 33%, dependendo de determinados fatores, tais como idade, qualidade do esperma, número e qualidade dos embriões. Além disso, uma gravidez nem sempre resulta no nascimento de uma criança. Um quarto das gravidezes termina num aborto espontâneo (15 - 20% do total) ou numa gravidez ectópica (1 - 5%)( quando o óvulo fecundado assenta fora do útero, ex: trompas, abdómen ou cervical).

Riscos:
As vantagens de qualquer procedimento médico devem ser ponderadas face aos possíveis efeitos secundários e riscos. O mesmo acontece com a fertilização in vitro (FIV).
Uma vez que o processo de FIV envolve várias fases, os efeitos secundários associados a cada fase podem variar.
1.     Os fármacos utilizados no tratamento de FIV podem causar, por exemplo, alterações de humor e dores de cabeça. Para além dos efeitos secundários, o uso destes fármacos também comporta alguns riscos. Dado que estes fármacos são utilizados para estimular os ovários a produzir vários oócitos, poderá verificar-se uma reacção excessiva dos ovários.
2.     Durante o período que se segue à punção, a função ovárica poderá estar ainda mais alterada e os ovários poderão libertar líquido para a cavidade abdominal. O líquido penetra no abdómen, podendo dar origem a perturbações gastrointestinais, dor no estômago, náuseas, vómitos, aumento considerável de peso (> 1 kg/dia), dificuldades respiratórias e diminuição de produção de urina (síndroma de hiperestimulação ovárica, SHO). Nos casos mais graves, o líquido pode acumular-se nos pulmões, causando problemas respiratórios.
3.     Embora os riscos associados à punção sejam reduzidos, podem ocorrer ocasionalmente hemorragias e, em casos muito raros, infecções. Os órgãos próximos dos ovários, tais como a bexiga e o intestino, raramente sofrem lesões durante a punção.
4.     Embora o trabalho com os oócitos, o esperma e os embriões seja realizado com o maior cuidado no laboratório, a FIV é, ainda assim, uma atividade humana e, como tal, está sujeita a erros. Felizmente, os erros humanos são muito raros.

5.     Risco de gravidez múltipla – Se forem transferidos mais de um embrião, a probabilidade de ter gémeos é de 26% e de ter trigémeos de 3%, razão pela qual os riscos de complicações resultantes de uma gravidez múltipla (tais como aborto espontâneo, parto prematuro ou diabetes) são minimizados na medida do possível.
6.     Embora um teste positivo de gravidez seja um sinal promissor de que o tratamento poderá ser bem sucedido, a gravidez pode correr mal, existindo 15-20% de hipóteses de aborto espontâneo e 1-5% de gravidez ectópica.
7.     Por último, o processo de FIV pode ser muito desgastante do ponto de vista psicológico. As pacientes devem procurar formas de reduzir o stress, nomeadamente mantendo um estilo de vida saudável, utilizando técnicas de relaxamento e procurando a ajuda e o apoio de familiares e profissionais.

Processo de fertilização in vitro

Sem comentários:

Enviar um comentário